Datas especiais para oferecer flores.

0

Flores para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data na qual são celebradas as uniões amorosas. O dia foi criado em homenagem ao santo católico São Valentin, que viveu na Roma antiga, quando o imperador Cláudio Segundo proibiu a realização de casamentos com a intenção de incentivar os jovens a se alistarem ao exército ao invés de constituir família.

O bispo Valentin, no entanto, continuou realizando as cerimônias em segredo até ser descoberto, preso e condenado à morte. Desde então, São Valentin é homenageado por todos os apaixonados. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho, mas nos Estados Unidos e em grande parte dos países europeus e asiáticos a celebração se dá no dia 14 de Fevereiro.

Neste dia, é muito comum presentear o companheiro (a) com mensagens e presentes com referências românticas, como declarações de amor, bombons e flores. Há muitas maneiras de valorizar o romantismo neste dia, mas a mais tradicional e infalível é, sem dúvidas, oferecer flores à pessoa amada. E não faltam opções! Há uma variedade imensa de espécies e cores que, combinadas das mais diferentes formas, resultam em um belíssimo bouquet ou arranjo de flores.

A flor mais procurada neste dia tão especial é a rosa. Os primeiros registros de rosas datam de 5 mil anos atrás, quando a espécie surgiu no continente asiático. Hoje, após sofrer algumas alterações em decorrência dos cruzamentos realizados ao longo dos séculos, existem inúmeras espécies do gênero, que variam em cor, tamanho e aroma – todas belíssimas.

As rosas representam o amor e a beleza. Presentear sua companheira com um lindo bouquet ou arranjo de rosas vermelhas, por exemplo, é uma das formas mais românticas de declarar todo o amor e paixão por ela.

Também é possível variar. Existem rosas das mais variadas cores e a cada cor são atribuídos significados diferentes. Conheça a simbologia das rosas e escolha o que você deseja dizer, através delas, para a pessoa amada:

Rosas vermelhas – representam o romance em sua forma mais pura, o amor romântico.

Rosas salmão/laranja – simbolizam o desejo pela pessoa amada, ideal para declarar a importância vital da pessoa amada.

Rosas cor-de-rosa – representam a devoção pela pessoa amada, o apreço, o carinho e a gratidão pelo companheirismo.

Rosas brancas – significa inocência e pureza, o amor puro que reverencia a pessoa amada.

Rosas amarelas – simbolizam a felicidade em estar com a pessoa amada e a cumplicidade absoluta entre o casal.

Flores para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais surgiu há mais de 4 mil anos, na antiga Babilônia, quando um jovem fez com argila uma pequena moldura, na qual escreveu desejos de sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo do mês de Agosto, porque a primeira celebração brasileira data da década de 50, em um 14 de Agosto, que coincidiu com o domingo e é também o dia de São Joaquim, santo que representa o patriarca da família. Nos Estados Unidos e em vários outros países, como Argentina, França e México, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, a data é celebrada no dia 19 de Março.

Na hora de presentear os pais as opções são muito variadas, mas oferecer flores não era muito comum até um tempo atrás. Hoje, dissipado o preconceito de dar flores a homens, as possibilidades de bouquet e arranjos são muitas. As flores mais adequadas para os homens são: lírios, cravos, calas, girassóis, antúrios e helicônias.

Espécies nobres e elegantes, com os copos de leite e as orquídeas são uma ótima opção, bem como os cactos ou bonsais, se você quiser inovar. É claro que você pode variar, procurar por outras espécies, de acordo com a mensagem que você quer dizer através das flores (procure pelo significado de cada espécie) e com o gosto do seu pai!

Flores para o Dia das Mães

O Dia das Mães foi criado muitos séculos depois do Dia dos Pais, no início do século XX, nos Estados Unidos. Tudo começou quando uma jovem perdeu sua mãe e entrou em depressão. Para tentar animar a garota, suas amigas organizaram uma festa em homenagem à mãe da jovem, com o objetivo de eternizar as memórias e lembranças da mãe. A jovem quis que a celebração fosse dedicada a todas as mães, vivas ou já falecidas. A partir daí, a homenagem caiu no gosto dos americanos e daí se alastrou para o resto do mundo como data oficializada.

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é comemorado em 9 de Maio. Já no Brasil, as homenagens são feitas no segundo domingo de Maio, enquanto que em Portugal é celerado sempre no primeiro domingo de Maio.

Presentear as mães com flores é uma tradição de muitas décadas, pela delicadeza do presente, pela beleza e pelo significado das flores. Escolher a espécie e o arranjo ou bouquet corretos é fundamental para declarar todo o amor, respeito e amizade que as mães merecem.

As rosas são muito procuradas neste dia, pois representam o amor puro e a devoção pela mãe, além de serem muito belas e delicadas. Flores do campo ou um bouquet de gérberas coloridas também são uma boa escolha: alegres e delicadas representam o amor e a beleza da mãe. As clássicas tulipas são uma das melhores opções, significam a lembrança do quão especiais e importantes são as mães em nossas vidas.


Homens recebem Flores?

0

As mulheres já estão acostumadas a receberem flores. Certo é que será sempre uma surpresa encantadora para ela, e certo é também que a reação dela será favorável, receptiva, alegre.

No entanto, quando se pensa em dar flores aos homens, ainda esbarramos na seguinte pergunta : “homens recebem flores?”

Hoje em dia é muito normal se fazer uma entrega de flores para homens. Os homens atualmente participam mais da educação dos filhos, da organização da casa, das tarefas antes consideradas femininas.

As reações deles nestas ocasiões são diversas: espanto, gratidão, admiração, timidez, surpresa.

O momento em que recebe as flores, geralmente fica marcado para sempre em sua vida e uma data já antes importante, ganha sabor especial.

E ao contrário do que se acredita, não existem flores masculinas e flores femininas. A beleza das flores é universal e não tem gênero. Elas transmitem magnificamente sentimentos bons de apreço, carinho, amor. Estatisticamente, os homens gostam mais de receber as belas orquídeas. Isso se dá talvez pela nobreza e estilo desta flor. Mas, quem disse que uma rosa colombiana vermelha não lhe será apreciada ?

Com experiência nesta área, podemos afirmar que flores são sempre bem vindas e os homens, geralmente as recebem com um sorriso discreto e a pergunta: “Tem certeza de que é para mim?”

Os homens amam flores. Atualmente, o preconceito que “Flor não é pra homem” extinguiu-se pela Europa e países da América do Norte, mas o receio ainda há no Brasil, e homens podem e devem receber flores sem problemas. De fato, muitas pesquisas indicam que muitos homens apreciariam receber flores em seu aniversário ou outras ocasiões especiais.

As flores devem ser consideradas como um presente fino e, dependendo do arranjo ou bouquet , podem agradar ao pai, ao marido, ao namorado, ao amigo ou ao filho.

As flores mais apropriadas para os homens variam dos tradicionais lírios brancos, girassóis, calas, antúrios, helicônias e cravos aos exóticos cactos e belíssimas orquídeas.