Espetáculo do ipê-amarelo florido

0
Está chegando a época da floração dos ipês. 
Eles transformam a cidade em um jardim colorido e fascinante.
A beleza das suas flores vale a pouca duração delas.
Olhar o chão na sombra de um ipê é como sentir a mão de Deus na natureza.
O chão fica coberto com suas flores, fazendo um tapete de rara beleza.
Abaixo vamos dar a vocês a ficha técnica dessa árvore.
Se você tiver interesse em ter um exemplar, procure a floricultura mais próxima da sua casa e adquira uma muda.
Rapidamente você será premiado com uma floração belíssima que vai encantar seus olhos. 
Se você tem foto de algum ipê, mande para nós que postaremos em nosso blog e faremos uma homenagem a você.
Se você deseja saber como cuidar de alguma planta, basta nos acionar através de nossos comentários que teremos imenso prazer em ajudar você.
Caso tenha uma planta que não saiba o nome, tire uma foto dela e nos envie, para que possamos descobrir a espécie e ajudar você a cuidar desse exemplar.
As flores e as plantas são a verdadeira expressão da mão de Deus na natureza,
você não acha?




Nome científico: Tabebuia chrysotricha.
Família: Bignoniaceae.
Origem: Brasil.
Características: originária do País tropical é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo e pode chegar até oito metros de altura. Durante o inverno, suas folhas caem e a árvore fica despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da sua florada.
Época de floração: entre o final do inverno e o início da primavera.
Reprodução: o processo de reprodução inicia-se quando a árvore atinge três anos de idade. Como é uma espécie hermafrodita, o ipê-amarelo necessita de um agente polinizador para se reproduzir.
Solo: úmidos, profundos, com boa drenagem e textura argilosa.
Cultivo: o ipê-amarelo não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Para o seu desenvolvimento, recomenda-se associar o seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro.  As medidas das covas na hora do plantio dependem do tamanho da muda. O mínimo indicado é 20 x 20 x 20 centímetros, porém as covas podem ser abertas com 40 x 40 x 40, no caso de plantas mais altas.

Podas: é necessário fazer podas no inverno. Faça limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. A realização de podas de condução é indicada para manter a árvore com porte menor.

Cuidados: sempre forneça água e sol em temperaturas brandas para a planta, além de sempre nutrir a sua terra. Esses esforços são fundamentais para a vida útil da espécie.

Dicas: viveiros e lojas de jardinagem vendem mudas de ipê-amarelo. Essa é a melhor opção para quem quer cultivar poucas unidades e para os menos experientes em plantio de árvores.





floricultura; flores; flores em belo horizonte; flores online; bouquet de rosas; ipeamarelo, arvoresbrasileiras