É De Comer?

0
O uso de flores na culinária já é prática bem antiga, remonta mais de mil anos atrás. Encontramos traços de flores na gastronomia desde os chineses até gregos e romanos. Muitas culturas usam até hoje flores em sua culinária regional, um exemplo disso são os botões de flores de abóbora na cozinha italiana (diga-se de passagem, deliciosas empanadas, quem quiser peça nos comentários que posto a receita). Outro exemplo é o uso de pétalas de rosas na culinária indiana. Na cozinha médio-oriental é muito comum encontrarmos tanto rosas quanto flores de laranjeira, in natura ou em forma de essência, para enriquecer e sofisticar os pratos.

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e do sul da Europa e da Ásia, era cultivada em hortas, desidratada e usada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. Suas pétalas podem ser usadas frescas em saladas ou ainda no arroz, em substituição do açafrão (que nada mais é, diga-se de passagem, do que o estigma de uma flor chamada Crocus Sativus).

As flores são uma ótima maneira de adicionar a seus pratos cores e sabores diferentes. Flores podem ser picantes. Haja vista as Capuchinas, também chamadas Flor de Nastúrcio, uma das flores comestíveis mais comuns e fáceis de encontrarmos para comprar. Elas são ricas em vitamina C e chegaram na Europa, vindas do Peru, no século XVI. Hoje são cultivadas no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. As Capuchinas ficam super lindinhas em saladas. Só temos que ter cuidado ao manuseá-las porque elas são muito frágeis. O seu formato permite que elas sejam recheadas.

As flores dão uma ótima aparência para os pratos e turbinam bastante a fragrância. O mais surpreendente é que convivemos diariamente com várias flores que nem pensamos que podem ser também comestíveis. Não é incomum o uso de pétalas de rosas em saladas e chás, ou ainda como decoração para sobremesas. Com suas pétalas podem-se fazer também tempuras, que são deliciosas! A sua essência pode ser usada em doces, preparos de pães, assim como a essência de flor de laranjeira. Certa vez, aprendi com uma libanesa, a fazer uma limonada que levava além do limão, hortelã e água de flor de laranjeira. O sabor é incrível! Se quiserem, peçam ai nos comentários que coloco a receita!

Aqui no Brasil não temos este costume. Nossa relação gastronômica com flores se resume, quando muito, a chás. Usamos flores de Marcela, Camomila, Lavanda, Jasmin, Laranjeira, Maracujá, Hibisco, Melissa... no entanto nos limitamos ai. Não paramos para pensar que de-repente, que o Amor Perfeito, flor nativa da Europa e da Ásia Ocidental, possa servir também para abrilhantar saladas e sobremesas. Begónias, Tulipas e Alfazema também podem ser usadas na gastronomia e as formas de se utilizar essas flores nos pratos dependem muito mais da criatividade do chef do que de qualquer outra coisa.

Agora um cuidado deve ser tomado. Muitas flores que encontramos por ai para comprar, mesmo sendo de espécies que podem ser comestíveis, podem não ser adequadas para o consumo por causa da forma como foram cultivadas, com excesso de agrotóxicos. Procurem nos melhores supermercados ou em casas especializadas em produtos naturais aquelas que vocês desejam experimentar.

Imagine só você, surpreendendo a sua amada com um jantar romântico, oferecendo a ela um belo buquê de rosas junto de uma bela salada guarnecida com Amores-Perfeitos. Não tem como dar errado! Aqui abaixo, reproduzo uma lista bem bacana de flores que podem também ser usadas como alimento.

Um grande abraço e até a próxima! E lembrando: quem quiser receitinhas é só pedir nos comentários!

Lista com algumas flores comestíveis:

Viola ou Amor Perfeito: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido
Anthirrinum majus: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor suave a ligeiramente amargo. Para usar como guarnição ou adorno
Calendula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.
Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor idêntico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis
Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. Ela é das flores comestíveis mais conhecidas.
Cravina: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse.
Cravo Túnico alto dobrado: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor ligeiramente amargo, as pétalas das flores, de cor amarelo-limão e cor tangerina, são as mais apreciadas.
Gerânio ou Sardinheira: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado 
Girassol: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reações alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agridoce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água.
Petúnia: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição.
Primulas: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado. 
Violetas: Planta de flor comestível ou com flores ou pétalas comestíveis! As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açúcar.


Texto: Nicole Delucca Linhares

Arranjo e buquês com frete grátis

0
 A segundona chegou e nada melhor do que começar a semana com pé direito não acha?
Que tal presentear quem ama com mimos  alegrando a semana e a enchendo de amor!!!
Lindos arranjos de flores que vão derreter qualquer  coração!


Arranjo na caneca girassol - Charles 

Arranjo de rosas e Ferrero - Mônica 

Lizianthus roxo - Helena 

Rosas coloridas - Madri 

Bouquet de rosas vermelhas com chocolate - Raphaella