Toda Noiva Quer o Seu!

0
Não tem jeito. O casamento não prossegue sem ele! Outro dia falei aqui sobre como começou o costume de se presentear as pessoas com flores. Hoje vou falar sobre a tradição do buquê da noiva, peça tão fundamental na cerimônia do casamento. A sua história remonta tempos bem antigos e passa por crenças, superstições e até mesmo questões bem práticas. Querem ver? Pois bem: Foram encontradas notícias de que na antiguidade, na Grécia e Roma antigas era difundido o costume entre as noivas de portarem ramos de ervas aromáticas que serviriam para abrir seus caminhos, trazer agouros de boa sorte e afastar os maus espíritos e o mal olhado.

Durante a idade Média a prática prosseguiu. Alguns historiadores explicam que existia uma tradição francesa segundo a qual a jovem noiva percorria a pé as ruas da vila onde morava a caminho da igreja, e que durante este trajeto, os moradores lhe ofereciam flores e ervas para que ela tivesse boa sorte e felicidade em seu matrimônio. Quando chegava à igreja, a noiva tinha formado em sua mão um belo buquê de flores e ervas. No entanto, existe outra explicação para a continuidade deste costume ao longo da história, bem menos romântica do que a relatada acima. Na verdade a razão aqui é bastante prática.

Alguém ai já se perguntou por que Maio é conhecido como o mês das noivas? Uma das tantas explicações para tal fato que encontramos pelos caminhos da história não é nada glamorosa. Segundo ela, as pessoas tomavam o seu primeiro banho do ano em Maio, mês no qual as temperaturas começavam a subir, depois dos rigorosos invernos do hemisfério norte. Sendo assim, as pessoas se casavam nesta época porque era quando elas estariam um pouco mais cheirosas. Morreram de rir ai? Pois é, se eu contar para vocês como eram esses banhos, vocês vão entender que mesmo assim, a noiva precisaria levar consigo ramos de ervas e flores bem cheirosas para disfarçar os odores indesejados que pudessem por ventura persistir, não obstante o banho (a família inteira tomava banho na mesma tina, sem trocar a água!!!).


Depois de um tempo as ervas aromáticas foram perdendo definitivamente espaço para as flores. Como vimos no outro post, foi na época vitoriana que as flores começaram a ter significado por seu estilo, suas cores, e começaram a traduzir sentimentos. E foi nessa tônica que os novos buquês começaram a ser pensados. Buquês de flores de laranjeira ou margaridas do campo significavam, por exemplo, a pureza, a virgindade da noiva. 

Quando a rainha Vitória se casou com o Príncipe Albert, esse costume de ervas e especiarias no buquê já havia sido substituído pelas flores frescas, em especial, cravos. Flores comestíveis também eram incluídas no buquê. As noivas as carregavam em seus arranjos durante a cerimônia. O Endro, por exemplo, também conhecido na época como erva da luxúria, fazia parte do buquê da noiva e era consumido pelos noivos e seus convidados ao longo da recepção. Esta erva era conhecida como potencializadora do desejo sexual.

Além de todas essas peculiaridades sobre os buquês de flores do período vitoriano, dizem ainda que na Polônia do século XVIII, ele era salpicado com açúcar para adocicar o temperamento das noivas. Mas de todas as curiosidades, aquela que mais suscita interesse seja talvez aquela que explique o costume de se jogar o buquê, após a cerimonia, para as mulheres solteiras o arrematarem, acreditando assim que elas seriam as próximas a se casarem. O Costume de jogar o buquê se espalhou pela França, no século XIV e tinha como objetivo dar sorte à moça solteira que conseguisse pegá-lo. Esse gesto surgiu para substituir a tradição que as moças solteiras tinham na época de arrancar pedaços do vestido da noiva para terem boa sorte. Para não terem seus vestidos destruídos ao longo da festa, as noivas preferiram então jogar seus buquês!

E você? Vai se casar? Está pensando em como será o seu buquê? A Fox Flores faz o buquê dos seus sonhos! É só entrar em contato e dizer qual é o buquê de seus sonhos! Não sabe ainda como será seu buquê? Olhem só que lindos esses aqui:



















Até a próxima!!


Texto: Nicole Delucca Linhares

Vasos com frete grátis

0
Uma  empresa  bem sucedida tem sempre  uma profissional:
Dedicada,organizada, eficiente e competente, no seu dia nada melhor do que receber flores!!
 



Vaso de kalandiva - Fiona
Vaso de Kalandiva - Fiona
Mini begônia vermelha - Allan
Mini begônia vermelha - Alan
Vaso de lirío rosa - Vanessa
Vaso de Lírio rosa - Vanessa





 Orquidea phaleanoposis  - Prelúdio



Orquídea Phalaenopsis - Prelúdio
Gérbera plantada - Marzi
Gérbera plantada - Marzi