Além de decorar os ambientes, surpreenda-se com outros segredinhos que as flores e plantas nos trazem.

0
Quem diria, uma flor para espantar mal olhado e com um perfume tão delicioso. Acho que ela atrai bons olhados. Rs
Plantas e flores devem sempre ter espaço reservado nos lares. Seja em casa, com um jardim montado, ou até mesmo em apartamentos, com espaço restrito, eles decoram e melhoram a qualidade do ambiente. Além disso, alguns exemplares trazem consigo funções especiais e são escolhidas de acordo com o que podem oferecer algo a mais para os donos da casa, como proteção e, quem sabe, até dinheiro! Mesmo essas nos guardam boas surpresas. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas plantas que tem um poder adicional, começando por aquelas que podem afastar as energias ruins, como o tão temido mau-olhado. Mas assim como eu, você irá surpreender, pois, por trás de conhecimentos e crendices populares, pode ter algo ainda mais atraente. Espada-de–São-Jorge (Sansevieria trifasciata) A planta é famosa por espantar mau-olhado e pode ser usada na parte interna e externa da casa. Pode ser encontrada em versões menores, chamadas de “espadinha”, que são ideais para lares mais apertadinhos. Uma de suas vantagens, em especial quando estão em jardins, é que ela é uma planta de baixa manutenção, pois resiste tanto à estiagem, como ao frio e ao calor.
Tenho em minha casa um vaso de Espada-de-São-Jorge que ficou gigantesco. Porém, o começo da história dela, coitadinha, é bem tristinha. Um dia, quando estava retornando para minha casa, encontrei, no meio do caminho, um vaso jogado no lixo. Achei que elas ficariam bonitas na minha sala e resolvi pega-las para mim. De quebra, ainda garantia que nosso lar estaria livre de mau-olhado!

O vasinho foi crescendo, gostando do lugar no qual ficava. Até precisei dividi-las em dois vasos grandes, colocando as mudinhas distribuídas entre eles, de tão vistosas e grandes. Outro dia, vi que elas estavam soltando cachos e mais cachos de flores. Achei aquilo muito interessante e curioso. Os cachos são de cor creme, com uma florzinha muitíssimo delicada e visguenta, pois solta um mel no caule que é bem pegajoso.Bom, elas foram crescendo, e à noite comecei a perceber um cheiro, um perfume inebriante, delicioso. Comecei a procurar de onde poderia estar vindo aquele perfume.  Fui ao quintal, à rua, olhei pra todo lado até que minha filha disse: “Mãe, essa flor tem um perfume muito bom”. Então, olhei para as Espadas e cai o queixo ao perceber que aquele perfume vinha delas.

É algo assim... indescritível, de tão bom! Adoro o perfume da dama-da-noite. Mas o perfume das flores da espada-de-são-Jorge é muito mais gostoso e suave. E vejam que trabalho com flores há mais de 30 anos, minha mãe trabalhava com flores, eu nasci e me criei dentro de uma floricultura! E nunca, na minha vida, tinha visto a flor da espada-de-são-Jorge. Ainda fico encantada e agradecida pelo presente que ganhei.  Minhas espadas agora, além de me proteger, fazem a festa da minha casa toda noite.

E então? Você tem dúvidas sobre como cuidar de alguma planta que você tenha em casa? Escreva pra gente que poderemos ajudar!
Até a próxima!

Dalva Monteiro Leite