Vitória Régia e sua leda.

0


Um dia, tendo parado para descansar e beber água, pois estava com muita sede após esta longa cavalgada Naiá sentou-se à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da deusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem índia, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", única e perfeita, que é a planta vitória régia.  Assim nasceu a flor vitória ela pode ser branca, lilás, roxa, rosa e até amarela , e expelem uma divina fragrância noturna adocicado, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantém aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte.

Todos um dia irão conhecer... mesmo que seja de ouvir falar... seu nome se  aprende na escola.... é uma lenda brasileira  de origem indígena há muitos anos antes de Cristo, em uma tribo indígena, contava-se que a lua (Jaci, para os índios ou em outras religiões indígena em vez de ser uma deusa é um deus chamado guerreiro prateado) era uma deusa que ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia - as cunhantãs-moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento.
Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz - viravam as estrelas do céu. Mas quem a impediria? Naiá queria porque queria ser levada pela lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia nada. Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito.

#floresparahomens  #floresparaalegrar  #amortransbordando #coresfloresecores
#floreseamores#carinhoemflores  #amorescomflores #floresparaamar
#floresprarecordar